Labiríntica banca!
É curioso o jogo de bastidores nas movimentações dos bancos portugueses. O Millennium lança uma OPA sobre o BPI, que por sua vez tenta defender-se da melhor forma. Guerrinhas à portuguesa. O BPI pede a um dos seus parceiros espanhóis (La Caixa) para dar um sinal claro que a operação não será fácil: o La Caixa aumenta de 25 para 30% a sua participação no BPI. O Millennium percebeu o sinal e falou com outro dos parceiros espanhóis para dar um sinal que também não andam a dormir: o Santander vence a sua participação no BPI ao Millenium, que assim aumenta a sua quota no BPI. Curiosamente, o Santander é o mesmo banco que está a servir de almofada ao Belmiro para a OPA da Sonae à PT, que por sua vez tem uma forte ligação accionista com o BES.
Ou muito me engano ou depois de tudo resolvido chega aí um peixe maior e come tudo e todos ficam a dizer: "Então e a salvaguarda do poder de decisão nos sectores estratégicos?"
Além disso, o que faria o Millennium com os balcões do BPI? Se a OPA chegar a bom porto, o Millennium vai ter pior fama que as lojas dos chineses: um balcão em cada esquina!
Enviar um comentário