segunda-feira, março 19, 2007

Feliz dia do pai é a alegria dos filhos

A alegria de ser pai é incomensurável. Não tem fim. Se os filhos são o universo dos pais, então a satisfação de os ter é, também, infinita. Ou pelo menos devia ser. Hoje fui ao colégio das minhas filhas, à festa do dia do pai. Festa, que é como quem diz... Um tempo para os pais estarem com os filhos em plena sala de aula, a vê-los pintar, desenhar, brincar, rir e descobrir coisas tão interessantes como as alcunhas pelas quais os nossos filhos são tratados pelos colegas. A minha filha Leonor é conhecida na turma como "Leo"! Quem diria...
Mas o que me voltou a fazer impressão foi a ausência de alguns pais. É certo que nem todos têm a possibilidade de estar presentes entre as 15 e as 16 horas na escola, mas bem colada à alegria de ter visto as minhas filhas delirarem por, mais uma vez, não ter faltado à festa dos pais, veio a tristeza de ver os meninos cujas prendas para os pais não sairam dos papéis coloridos de embrulho. A inocência das crianças é isto mesmo, mas a minha filha mais nova, Maria, disse-me: "Oh pai, brinca também com o Flávio [colega de carteira dela], que o pai dele não vem..."
Dei por mim, com a Maria ao meu colo, mas a brincar mais com o Flávio, entretidos todos a pintar os desenhos da páscoa, já com coelhinhos e ovos nas cestas. Tenho muita pena que nem todos os pais possam dar esse tempo aos filhos (custa-me muito a crer que algum deles não vá porque tem mais que fazer, embora até tenha o tempo...). São estas coisas que me fazem, cada vez (se tal é possível), aproveitar cada segundo que passo com as minhas filhas, para que a felicidade que sobra desses momentos sejam memórias eternas para elas.
Podem desejar-me um feliz dia do pai, mas são elas que o proporcionam e só de as ver tão felizes, eu fico ainda mais.
Que bom que é ser pai!

sexta-feira, março 16, 2007

Ziparam os isqueiros

Segundo o Público de hoje, os isqueiros descartáveis, que representam 98 por cento do mercado, estão fora da lei (lá terá a BIC que se dedicar mais às canetas laranja e cristal, ou apostar mais no windsurf!). O que irá implicar, por obrigatoriedade de directivas europeias, uma proibição desses verdadeiros best-sellers do mercado dos brindes.

Querem "zipar" os isqueiros descartáveis, essa é que é essa. Mas fico a pensar: se a União Europeia considera os simpáticos bic altamente periogosos para a segurança dos cidadãos do velho continente, em que plano colocam, então, os americanos Zippo, cuja filosofia assenta no orgulho da sua chama não se apagar, nem mesmo pela rabanada de vento mais forte! Já para não falar no facto de ser um depósito de gasolina ambulante. Eu pergunto: os Zippo são seguros? Se fossem, o senhor Henry Jones, pai de Indiana Jones, nunca tinha deitado fogo ao Castelo de Brunwald (Indiana Jones e a Última Cruzada).

sexta-feira, março 09, 2007

À minha MARIA


Curioso... faz hoje sete anos e o dia estava exactamente assim: com muito solinho. E precisamente à hora que escrevo, estava a nascer a minha segunda filha, a Maria. O sol continuou a brilhar, mas desta vez o calor e a luz veio-me de um outro centro do universo. Peguei nela não tinha ainda 20 minutos de nascida! Ainda agora me dá um nó na garganta, minha filha, quando te penso tão pequenina... não nos meus braços, mas nas minhas mãos.

Como cresceste, pintainho. Ainda gostas de te aninhar no meu colo e de receber os meus beijinhos. E olha que se tu soubesses como eu aproveito esses momentos, é como se o Mundo fosse acabar na próxima vez que piscássemos os olhos.

És o meu orgulho, Maria. És a minha delícia. Serás sempre a minha pequenina, que caberá sempre nas minhas mãos.

Beijitos no nariz e muitos parabéns.

sábado, março 03, 2007

OPA isto!?!?!?!?


Lamentavelmente, a OPA da Sonaecom sobre a PT acabou antes de chegar ao mercado. Estratégias à parte, há uma situação que não se pode deixar passar: a postura judaísta do Estado no negócio. Deu um beijo com a golden share (ao abster-se), mas traiu o livre mercado de funcionar ao permitir que a Caixa Geral de Depósitos (cuja posição na assembleia geral de accionistas fez toda a diferença) se colocasse ao lado dos que votaram contra a desblindagem dos estatutos.

Curioso foi ver, também, o apoio dos trabalhadores da PT a receber Henrique Granadeiro na entrada para a AG. Bandeiras sindicais abanadas, com o slogan: "A Sonae aqui não entra". Pois, parece-me que a actual administração é o que de mais parecido se pode encontrar à condução do funcionalismo público.

Mas Belmiro aceitou (bem!?!?!) o desfecho da OPA, sempre adiantando que no próximo domingo o jogo continua, que é como quem diz: "Para o ano cá, nos voltaremos a encontrar".

Uma coisa é certa e a Imprensa deu bem conta desse 'recado': as telecomunicações nacionais nunca mais serão as mesmas daqui para a frente. A rede cabo vai ser vendida (assim o ministro das Obras Públicas, Mário Lino, fez questão de assegurar pessoalmente, e era o mínimo que podia fazer depois de ter a lata de afirmar que "O Estado teve uma posição de estrita neutralidade" - para rir, obviamente) e o monopólio vai perder a sua força.

Mas há um homem que tem razões para comemorar, ainda mais que os próprios responsáveis da PT. Ele é Ricardo Salgado, presidente do BES. Empenhou-se -ou não fosse o seu banco um dos accionista de referência da operadora nacional - na rápida e indulor sucessão de Horta e Costa como CEO da PT e fabricou a resposta à OPA, contando melhor as espingardas para o decisivo momento do que Belmiro de Azevedo.

Ou seja, o "Clube PT" (daí a imagem de apoio...), com Joe Berardo incluído, manteve-se o mesmo e os interesses dos mesmos de sempre também vão continuar intactos. Razão tinha o "Público", apesar de ser o jornal de quem perdeu a batalha, para dizer que Henrique Granadeiro queixou-se do prolongado prazo que a Autoridade da Concorrência teve para pronunciar-se sobre a OPA, mas foi precisamente esse tempo que permitiu à PT construir as defesas que lhe garantiram, pelo menos, mais um ano de alívio respiratório. Sem sobressaltos. Mas com uma pedra no sapato: na próxima oportunidade, Belmiro (ou o filho Paulo) vai voltar a atacar!